Seu condomínio possui academia?

Salas de ginástica em condomínios têm sido um espaço cada vez mais utilizado pelos moradores.

Entretanto, são necessários alguns cuidados, principalmente, na compra dos equipamentos e na escolha do espaço onde funcionará a academia.

Outro ponto bastante importante e nem sempre lembrado é a presença de um professor, que torna a prática esportiva mais saudável. O custo desse profissional não é alto e pode ser partilhado entre os moradores que forem utilizar o serviço.

Ter um professor para acompanhar os usuários na academia do condomínio deveria ser uma prática mais frequente. Um exercício mal feito, por exemplo, pode causar lesões ou acidentes.

O professor também pode contribuir com campanhas de incentivo ao exercício físico, estimulando os moradores a utilizarem a academia e as demais dependências do condomínio. 

È importante estabelecer regras para o uso da academia. Assim, consegue ter melhor controle de quem frequenta e evitará problemas, caso alguém use os equipamentos sem respeitar as normas.

Pensando nisso a Kagel separou algumas regras que podem ajudar a estabelecer a ordem do espaço em seu condomínio, veja:

  1. Aprove um regulamento sobre o uso da academia. Ele deve conter, entre outros pontos, dias e horários para frequência e uma cláusula dando ao usuário a responsabilidade de repor qualquer peça no caso de quebra. 
  2. Elabore um termo de responsabilidade a ser assinado pelo condômino, onde ele atesta estar praticando a atividade física espontaneamente e que se responsabiliza por eventuais danos à saúde;
  3. Tenha controle do acesso, pode ser com um livro de presença, que deverá ser preenchido pelo usuário toda vez que freqüentar a sala;
  4. Restrinja o acesso à academia somente aos moradores do condomínio;

Para garantir mais durabilidade aos equipamentos e bem-estar aos usuários da academia, é fundamental o trabalho de manutenção, que inclui a limpeza adequada dos aparelhos, principalmente agora, nesta fase de pandemia. 

...

Receba nossos materiais no email

Dicas, informações úteis, legislação e muito conhecimento sobre gestão e condomínios.

Downloads gratuitos