Salas de ginástica em condomínios têm sido um espaço cada vez mais utilizado pelos moradores.
Entretanto, são necessários alguns cuidados, principalmente, na compra dos equipamentos e na escolha do espaço onde funcionará a academia.
Outro ponto bastante importante e nem sempre lembrado é a presença de um professor, que torna a prática esportiva mais saudável. O custo desse profissional não é alto e pode ser partilhado entre os moradores que forem utilizar o serviço.
Ter um professor para acompanhar os usuários na academia do condomínio deveria ser uma prática mais frequente. Um exercício mal feito, por exemplo, pode causar lesões ou acidentes.
O professor também pode contribuir com campanhas de incentivo ao exercício físico, estimulando os moradores a utilizarem a academia e as demais dependências do condomínio.
È importante estabelecer regras para o uso da academia. Assim, consegue ter melhor controle de quem frequenta e evitará problemas, caso alguém use os equipamentos sem respeitar as normas.
Pensando nisso a Kagel separou algumas regras que podem ajudar a estabelecer a ordem do espaço em seu condomínio, veja:
- Aprove um regulamento sobre o uso da academia. Ele deve conter, entre outros pontos, dias e horários para frequência e uma cláusula dando ao usuário a responsabilidade de repor qualquer peça no caso de quebra.
- Elabore um termo de responsabilidade a ser assinado pelo condômino, onde ele atesta estar praticando a atividade física espontaneamente e que se responsabiliza por eventuais danos à saúde;
- Tenha controle do acesso, pode ser com um livro de presença, que deverá ser preenchido pelo usuário toda vez que freqüentar a sala;
- Restrinja o acesso à academia somente aos moradores do condomínio;
Para garantir mais durabilidade aos equipamentos e bem-estar aos usuários da academia, é fundamental o trabalho de manutenção, que inclui a limpeza adequada dos aparelhos, principalmente agora, nesta fase de pandemia.