É importante a realização de manutenções e vistorias constantes na estrutura dos condomínios!
Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas com relação a infiltrações e a quem pertence a responsabilidade da questão.
Para se definir de quem é a responsabilidade, precisa-se primeiro identificar a origem dos vazamentos e entender regras.
Chamamos de rede vertical aquela que conduz a água e o esgoto entre o prédio e a rua. Nesse caso quando há vazamento e infiltração a responsabilidade de reparos e obras é do condomínio.
Rede horizontal é aquela que recebe água e esgoto da rede vertical (a ligação do prédio com o apartamento). Neste caso, é considerado uso particular. Os danos causados são pertencentes ao proprietário, que consequentemente também deve arcar com os prejuízos do vizinho prejudicado.
Caso haja infiltração e você more de aluguel, caberá ao proprietário arcar com todas as despesas.Para isso, será necessário comprovar que trata-se de problema na estrutura do imóvel (desgaste natural).
Se o problema for em decorrência de má utilização do imóvel, você inquilino será responsabilizado.
Havendo ocorrências dessa natureza em áreas comuns do condomínio o Síndico ou a Administradora deverão ser comunicados sobre o problema, para que então tomem as providências, já que o condomínio será o responsável pelas despesas.
Gostou da nossa publicação?
Curta, comente e compartilhe!