7 cuidados na contratação de funcionários para condomínios

Passo a passo para contratação de funcionários para o seu condomínio

É muito comum na seleção para contratação de funcionários para condomínios, o síndico ou terceiro contratante, analisarem um currículo, e muitas vezes, sem ao menos saber como ele chegou ao condomínio. Concluído que o referido currículo é bom, se baseiam nisto para agendar uma entrevista.

No dia agendado, observado que o candidato tem ótima aparência, conversa bem e demonstra ser bastante articulado para o serviço, efetuam a contratação para início imediato.

Esta pode ser uma grande armadilha à segurança do condomínio e de todos os condôminos. A contratação de um funcionário de condomínio, deve seguir todos os cuidados praticados em empresas. Pois, todos os dias a polícia descobre o envolvimento de funcionários de condomínio com quadrilhas de bandidos especializadas em crimes em condomínio. Quando não atuam diretamente nos crimes, os  meliantes disfarçados de funcionários, alimentam os bandidos com informações cruciais da movimentação nos condomínios, fragilidade de suas seguranças, hábitos e aparente potencial econômico de cada condômino. Lembrem, eles tem informações cruciais da sua rotina.

Desta forma, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados nas contratações, tais como:

1 – Cuidado com a origem do currículo

Procurar saber como o currículo foi encaminhado, ou se foi apresentado por alguém de confiança. Isto porque é muito comum pessoas sem nenhuma referencia deixarem currículos nas portarias de condomínios. E não tem como saber a intenção destas pessoas;

2 – Buscar referencias seguras de empregadores anteriores

Buscar informações e referencias do candidato nos antigos empregos, e certificar que estas referencias são seguras e estão corretas;

3 – Checar se as informações no currículo ou da entrevista são verdadeiras

Conferir as informações passadas no currículo ou na entrevista, com as que constam na carteira de trabalho. Desconfiando e dobrando o cuidado com aqueles que apresentam carteiras novas sem anotações, por terem perdido a antiga. Perder carteira pode acontecer, mas também pode ser desculpa para ocultar um passado profissional ruim, ou mentiras informadas na entrevista e no currículo;

4 – Certidões negativas

Sempre tirar certidões negativas cível e criminal, antes de contratar um profissional;

5 – Evite funcionários endividados

Se possível consultar SPC ou SERASA, pois um empregado muito endividado, pode significar problemas futuros. E se contratar, é melhor não ter surpresa desagradável;

6 – Funcionários terceirizados

Ações parecidas, também devem ser praticadas quando os funcionários forem terceirizados, principalmente referencias junto a empresa que contratou, certidões e cadastro.

7 – Evite contratações rápidas demais

Conseguir um candidato adequado para o perfil de moradores do seu condomínio, deve ser um trabalho de muita responsabilidade. Tentar substituir um funcionário ou contratar um novo com pressa demais é um dos erros mais recorrentes dos síndicos e condomínios.

Conclusão

Observando estes cuidados, ajudará a melhorar a segurança do condomínio, reduzindo bastante a possibilidade da contratação de um funcionário problemático ou delinquente.

Medidas parecidas devem ser tomadas inclusive na contratação de um Síndico Profissional, pois este, além de tudo, ainda será responsável em administrar as finanças do seu condomínio.

E lembre-se que mais importante do que ocupar a vaga rápido, é que o empregado tenha excelente perfil pessoal, seja confiável e adequado para a função.

Dica final

Se você é o síndico ou condômino e não tem tempo para cuidar desta e de outras tarefas do condomínio, tenha bastante cuidado. Terceirizar estas atividades com uma administradora de condomínios pode ser bem mais barato e seguro do que você imagina!

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