Churrasqueira na varanda, é permitido?

Todo brasileiro gosta de fazer um churrasco, reunir amigos e família. E o assunto hoje é sobre o uso de churrasqueiras em varandas.

Em condomínios onde há churrasqueira com exaustão correta, não há nenhum problema em assar algo na brasa. Porém, quando o morador opta por equipamentos portáteis, pode, sim, incomodar os vizinhos com a fumaça.

Existem alguns tipos de churrasqueiras portáteis que teoricamente fazem menos fumaça que a convencional de carvão. Porém deve-se avaliar qual o tipo e como elas funcionam. Por exemplo:

Churrasqueiras a gás são as que fazem menos fumaça. Mas em alguns condomínios é proibido o uso de botijões de gás por já possuírem  canalizado.

No caso da churrasqueira elétrica deve-se averiguar  se a fiação e o quadro de força da unidade do apartamento está dimensionada para isso, pois normalmente se utiliza a churrasqueira por várias horas. 

Se não houver o dimensionamento correto da parte elétrica, poderá aquecer a fiação e quadro de força gerando um curto circuito.

Fazer um sistema de exaustão para a sua unidade também não é possível, uma vez que isso acarretaria em alteração de fachada, algo que só pode ser executado com aprovação de 100% dos moradores.

Não há uma receita pronta para todos os condomínios lidarem com essa situação. O fundamental, de toda forma, é que o síndico discuta com os moradores sobre o assunto e decidam, coletivamente, qual caminho seguir.

Para os residenciais que já enfrentam reclamações pelo uso de churrasqueiras, a dica é levar o tema para assembleia, caso a convenção ou o regulamento interno não contemplem o assunto.


...

Receba nossos materiais no email

Dicas, informações úteis, legislação e muito conhecimento sobre gestão e condomínios.

Downloads gratuitos