Subir e descer escadas, entrar e sair dos lugares parecem tarefas simples no dia a dia.
Mas, já parou para pensar o quanto pode ser difícil para uma pessoa com mobilidade reduzida?
Por isso, a acessibilidade nos condomínios é muito importante. Adaptar as estruturas para facilitar a segurança e a mobilidade das pessoas nesses locais.
De acordo com a Lei Federal nº 10.098/2000, os condomínios precisam atender, em seus projetos, diversos critérios e padrões definidos previamente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Segundo o artigo 13 da lei citada acima, os edifícios privados, em que seja obrigatória a instalação de elevadores, devem atender os seguintes requisitos:
▪️Percurso acessível que una as unidades habitacionais com o exterior e com as dependências de uso comum;
▪️Percurso acessível que una a edificação à via pública, às edificações e aos serviços anexos de uso comum e aos edifícios vizinhos;
▪️Possuir cabine de elevador e respectiva porta de entrada acessíveis para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Sendo assim, é importante que o síndico invista em mudanças para que o condomínio tenha estrutura suficiente para promover condições necessárias e confortáveis não só para pessoas portadoras de deficiências, mas também àquelas que, por qualquer motivo, estejam com dificuldades de locomoção por alguma condição permanente ou temporária, como é o caso dos idosos, grávidas, pessoas com crianças de colo ou obesas.
E você?
Vive em um condomínio adaptado?
Se não, converse com seus vizinhos e seu síndico, veja como é possível promover mais acessibilidade e qualidade de vida para este vasto grupo de pessoas que convivem com vocês no dia a dia.
#acessibilidade#condominiosbh#prediosembh#cadeirantes#condominiosacessiveis